26 janeiro 2018

RESENHA: UMA DOBRA NO TEMPO – MADELEINE L’ENGLE

|

TITULO: UMA DOBRA NO TEMPO
SERIE: VIAJANTES NO TEMPO
VOLUME: 1
ISBN: 9788595081758
IDIOMA: PORTUGUÊS
ENCADERNAÇÃO: CAPA DURA
GÊNERO: FICÇÃO CIENTIFICA /INFANTO JUVENIL/FANTASIA
FORMATO: 14 X 21
PÁGINAS: 240
ANO DE EDIÇÃO: 2017
EDIÇÃO: 1ª
EDITORA: ROCCO
AUTOR: MADELEINE L'ENGLE
TRADUTOR: SONIA COUTINHO
CLASSIFICAÇÃO: 4/5

SINOPSE:

Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar. “Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim. ” O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente…. Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço. (Resenha: Uma Dobra no Tempo – Madeleine L’Engle)

RESENHA:

O livro Uma Dobra no Tempo nos apresenta a saga dos irmãos Meg e Charles, que sai numa jornada em busca de seu pai, que encontra-se atualmente desaparecido, nessa jornada eles contarão com a ajuda do amigo Calvin. Ao que tudo indica o pai deles perdeu-se em algum lugar do espaço. Todo esse enredo conta também com a ajuda de alguns seres pra dar inicio a aventura, as senhoras Quequeé, Quem e Qual. Como se não bastasse tudo isso, pra completar toda a maravilha ficcional que possui esse livro, os  nossos protagonistas não só descobrirão a existência de habitantes em diversos planetas como também poderão contar com a ajuda deles, onde cada uma por sua vez se mostra mais peculiar que o outro.

Como boa fórmula para o sucesso em uma história do gênero, nesse livro se mantém, também, na composição dos protagonistas. como já é rotineiro nesse tipo de enredo, os protagonistas formam um trio em que cada um complementa as qualidades e sustenta os defeitos do outro. 

Com isso notasse a construção das lições de companheirismo assim como também o fortalecimento dos laços de amizade que por sua  vez encontram-se nas entrelinhas das falas dos personagens mais velhos da trama. A fim de permitir que nos transportássemos para a pele do personagem preferido de forma a vivermos á aventura em questão,os protagonistas foram bem desenvolvidos para que pudêssemos nos vincular a eles de forma quase imediata. Esse é um livro tão peculiar que tem a capacidade de nos fazer perder a noção do tempo enquanto viajamos nos longínquos inexplorados do universo com essa leitura.

Como se já não tivesse tudo para ser um clássico de fantasia com seus elementos fantásticos, o livro ainda aborda também a ciência, trazendo teorias e experimentos, utilizando-se de uma metodologia bem inteligente para isso, além de trazer as tão famosas e importantes lições de amor, união, amizade, que são inerentes a esse gênero. Uma curiosidade desse livro, é o fato de à autora ter recheado com obras de citações bíblicas, esse livro passou a ser classificado, por alguns, com um termo “ficção científica cristã”. Mas sempre se preocupando em mostrar respeito as diversas interpretações que cada um dos leitores possa fazer desses ensinamentos. O livro por sua vez não deve ser confundido com um manifesto religioso, longe disso, todos os seus ensinamentos é comummente encontrado em varias outras obras desse gênero, pelo fato de que esses ensinamentos se caracterizam como parte da essência de uma fantasia infanto-juvenil.

Esse tipo de livro há muito tempo não faz parte das minhas listas de leituras. Se mostra claramente como uma obra infanto-juvenil, mesmo assim toda a trama é pensada minunciosamente para encantar também os leitores adultos ávidos por recordar um pouco da magia da infância, com seu enredo de aventuras seguindo viagens estelares para outros planetas, além da mistura de ficção científica com fantasia, o livro engloba todos esses elementos que são capazes de capturar nossa imaginação nos levando ao “mundo dos sonhos”, como o visitado pela Alice, assim como Nárnia, Hogwarts, ou a Terra do Nunca. Mas o mais importante dessa leitura é se entregar a aventura sem pressa de concluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário