02 janeiro 2018

RESENHA: ORIGEM - DAN BROWN

|

TITULO: ORIGEM
SERIE: AS AVENTURAS DE ROBERT LANGDON
VOLUME: 5
ISBN: 9788580417661 
IDIOMA: PORTUGUÊS
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA
GÊNERO: FICÇÃO POLICIAL/ MISTÉRIO/ SUSPENSE
PÁGINAS: 432
FORMATO: 23cm X 16cm
ANO DE EDIÇÃO: 2017
EDIÇÃO: 1ª EDIÇÃO
EDITORA: ARQUEIRO
AUTOR: DAN BROWN
TRADUTOR: ALVES CALADO 




SINOPSE:

Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete “mudar para sempre o papel da ciência”.

O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento… algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.

Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.

Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.

Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.

Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch… e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.

RESENHA:

De onde viemos? Para onde vamos? Perguntas que regem a existência humana. É com essa premissa que o autor Dan Brown escreveu um enredo capaz de tirar o folego e te prender na leitura do começo ao fim. Pois acredito que todo mundo quer saber a resposta pra essas duas peguntas. Esse livro tem uma capacidade extraordinária de te deixar naquela curiosidade pra saber logo o final, esse fator é o que te faz não conseguir largar ele de forma alguma. Confesso que nos primeiros capítulos fiquei angustiado com os fatos que ocorrem, mas após a introdução tudo fica menos sufocante e começamos a acompanhar o nosso querido professor de simbologia, Robert Langdon.

Dessa vez Robert é introduzido na história como convidado do evento que promete responder as duas perguntas da humanidade, onde cuja estrela principal do evento é um dos seus ex-alunos. Mas devido a vários acontecimentos a revelação programada para o evento é interrompida por fatores que levam Robert a ser suspeito de envolvimento com a interrupção do evento, como também ser acusado de sequestro a futura rainha da Espanha, Ambra Vidal.

Como já é de costume, o professor Robert Langdon sempre conta com a companhia de uma companheira em suas aventuras, dessa vez não poderia ser diferente, dessa vez somos apresentados a Ambra Vidal, diretora do museu de Bilbao e noiva do príncipe da Espanha. Junto de Robert ela sai em busca do código capaz de transmitir a informação do evento que fora interrompido.

A história te passa uma adrenalina com as cenas de fugas, te faz torcer para que tudo der certo e juntos eles consigam transmitir a mensagem do Kirsh. A jornada até a senha capaz de fazer isso é muito arriscada, devido ao envolvimento de religiões influentes que se sentem ameaçadas pela revelação do Kirsch, e que estão disposto a tudo para silenciar essa descoberta. Robert e Ambra precisam lidar com a mídia em seu encalço que dificulta a jornada soltando informações na maioria das vezes deturpadas sobre ambos.

Essa é uma história repleta de informática, com direito até a participação de uma inteligência artificial que auxilia o professor Robert. Como é de praxe, nos livros do Dan Brown esse também é repleto de visitas a monumentos e obras de artes famosas da vida real, além de ser uma excelente aula de história sobre a Espanha, também há um pouco de aula de física e até biologia evolucionaria.

A arte de capa se encaixa perfeitamente na história, pois apresenta uma escada em espiral que faz alusão a um animal já extinto que tem tudo a ver com o tema abordado nesse livro, além de contar com um enredo super rico em detalhes,que te permite criar uma imagem da cena que está sendo narrada com bastante precisão, além de contar com informações dignas de uma aula, tudo isso pra que você não perca nenhum detalhe do que ocorre.

Esse enredo foi bem executado, pois tudo ocorre no tempo certo, detalhes cruciais interligam-se e revelam informações inimagináveis, como também a brilhante escrita do Dan Brown te fazem deduzir fatos que futuramente ele te contradiz e você fica surpreso com o que realmente ocorre nessa história.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário