21 janeiro 2018

RESENHA: NÃO DURMA - MICHELLE HARRISON

|

TITULO: NÃO DURMA
SERIE: ---
VOLUME: ÚNICO
ISBN: 9788528620733
IDIOMA: PORTUGUÊS
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA
GÊNERO: TERROR/SUSPENSE
FORMATO: 16 X 23
PÁGINAS: 378
ANO DE EDIÇÃO: 2017
EDIÇÃO: 1ª
EDITORA: BERTRAND BRASIL
AUTOR: MICHELLE HARRISON
TRADUTOR: ----
CLASSIFICAÇÃO: 4/5

SINOPSE:
O assustador romance da autora best-seller de Os 13 Tesouros. Elliott, um garoto de 17 anos, não dorme bem desde o acidente que quase o matou. Às vezes, ele fica em um estágio meio adormecido, meio acordado e se vê cercado por silhuetas em movimento. Em outras, é ele quem se move, enquanto seu corpo permanece inerte na cama. Médicos dizem que a paralisia do sono e as experiências extracorpóreas são inofensivas — mas, para Elliott, elas são assustadoras. 

Determinado a descobrir o que está acontecendo, ele consegue um emprego em um museu conhecido por ser mal-assombrado. É onde conhece a enigmática Ophelia. À medida que os dois ficam mais próximos, Elliott se torna o foco de ainda mais atenção dos mortos. Certa noite, ao retornar de uma experiência extracorpórea, ele não encontra o próprio corpo. Alguma coisa está o ocupando, algo morto que quer viver de novo — e quer Ophelia também...

RESENHA:

Esse livro aborda uma temática que por si só já desperta o interesse das mentes mais curiosas, experiências de quase-morte são uma grande aposta quando se trata de histórias do gênero  suspense e terror. Por possuir uma capacidade de abordar inúmeras possibilidades para os autores usarem e abusarem da criatividade conseguindo assim propiciar para nós, leitores, uma trama com o enredo capaz de gelar a espinha e te fazer usar as cobertas como escudo na hora de dormir no escuro. O livro Não Durma, da autora Michelle Harrison, apresenta o que pode ser considerado ótimos ingredientes para um excelente livro do gênero do suspense.

A narrativa do livro conta com uma linguagem bem tranquila, Não Durma tem a capacidade de conseguir te envolver com extrema facilidade, te deixando envolvido com a história de Elliott, um garoto que após um acidente de carro, passou alguns minutos morto e teve a infelicidade de vivenciar o que se caracteriza como uma experiência extracorpórea. Porém agora, esse fenômeno está se repetindo constantemente, e ao que tudo indica Elliot não tem controle sobre quando isso pode ocorrer. Como se não bastasse tudo isso, devido as constantes experiências extracorpóreas muitos espíritos de pessoas falecidas estão sendo atraídas pra ele.

Com esse enredo que tem tudo pra dar certo a autora conseguiu desenvolver um ótimo suspense, porém perde um pouco do lado sombrio por tender a um romance juvenil(Aposto que ela acrescentou isso a história pra garantir o sucesso de vendas, visto que esse é o gênero que mais popular atualmente). O drama de vida que é a vida de Elliott aliada a iminente paixão por Ophelia consegue tornar o desenvolvimento da história envolvente. Porém a carta na manga que a autora usou pra conseguir atenção pra sua história, foi aliar ao mesmo tempo, esse romance com todos os mistérios que vão surgindo e vão nos enchendo  de uma expectativa, porém ela pecou por não conseguir atender a enorme expectativa instaurada ao longo do livro, pois as mesmas não se concretizam no momento em que as verdades vêm à tona, o que acaba deixando uma sensação de que poderia ter algo a mais. Mesmo seguindo um ritmo tranquilo empregado á narração ela errou feio no momento que deveria levar tudo para o grande clímax, pois nesse momento ele fez de forma rápida, com ânsia de encerrar a história. A pressa em trazer tudo a tona e finalizar o livro caracterizaram um erro que prejudicou muito a qualidade dessa história para o leitor que de fato se envolveu com cada detalhe minimo que foi apresentado ao decorrer da história.

Para aquelas pessoas que são grandes fãs de histórias que tem a capacidade de tirar o sono causando pesadelos a noite, esse livros vai deixar muito a desejar podendo soar fraca. Mas essa é uma leitura que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário