24 janeiro 2016

[RESENHANDO]: [A 5ª ONDA] [RICK YANCEY]

|


TITULO: A 5ª ONDA

SERIE: ----
VOLUME: 01
ISBN: 9788539506644
IDIOMA: PORTUGUÊS
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA
GÊNERO: FICÇÃO/ DISTÓPIA
PÁGINAS: 368
ANO DE EDIÇÃO: 2013
EDIÇÃO:
EDITORA:FUNDAMENTO
AUTOR: RICK YANCEY
TRADUTOR: SCIULLI, EDITE SIEGERT

SINOPSE:
 Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!



RESENHA:
 No início dessa leitura, nos primeiros capítulos, somos apresentados a Cassie uma garota de dezesseis anos que após a terra ter sido invadida por alienígenas, foi obrigada a viver no completo isolamento no meio da floresta após perder seu pai e ter seu irmão levado para algum lugar desconhecido por ela. Ela planeja diariamente uma forma de resgatar seu irmão e conseguir levar uma vida o mais normal possível.
 Logo após a história ser narrada pela Cassie, somos expostos ao ponto de vista de Zumbi, um rapaz que após beirar a morte no fundo de uma barraca em condições precárias de higiene, em meio a um acampamento para refugiados sobreviventes, ele é “resgatado” por um grupo de soldados que após o restabelecerem sua saúde o recrutam como membro, para um plano de contra-ataque contra os invasores.
 Em outro momento nos é oferecido a leitura pela visão de um dos invasores do planeta, o qual vem observando Cassie e a estudando já a muito tempo, ele é responsável por disparar em Cassie, mas não um tiro que lhe causaria uma morte instantânea, visto que ele poderia ter encerrado a vida dela no momento em que ela entrou em sua mira, visto que ele nunca errou um alvo, porém algo dentro dele dá início a um  dilema, que o impede de matar Cassie, diante disso ele a abandona para a morte certa em baixo de um carro.
 O irmão de Cassie também tem participação na narrativa, e o seu ponto de vista é de fundamental importância, por que ele faz parte do plano bolado pelo exército, acompanhamos a sua narrativa a partir do momento em que ele entra no ônibus deixando Cassie e seu pai para trás, após a sua entrada
 A capa do livro A 5ªOnda, conta com uma arte gráfica que encaixa-se perfeitamente na história que é retratada, pelo uso de poucas cores e tons sombrios, e a ênfase na ausência de cor, dão um clima de tristeza e desespero, que é como o mundo nos é apresentado nesse livro do autor Rick Yancey, envolto em um caos total, o medo e a agonia instauraram-se em todo lugar, ninguém é confiável, pois confiar pode ser sua ruina.
 A narrativa detalhada que foi empregada pelo autor, é um dos pontos fortes dessa obra, Rick Yancey com certeza sabe como e onde acelerar e retroceder nos acontecimentos. A visão narrativa dele é incrivelmente detalhada, o que te transporta para a história. Os acontecimentos narrados por diferentes personagens, nos revela vários pontos da história que ocorrem simultaneamente, o que seria impossível de acontecer se a narrativa fosse feita por apenas um personagem.
  A editora Fundamento fez um trabalho incrível na edição desse livro, manteve-se fiel aos termos traduzidos sem perder a essência dos acontecimentos. A fonte utilizada está no tamanho correto para proporcionar uma leitura agradável e sem esforço físico.
 Um dos pontos interessantes desse livro, é a forma como os acontecimentos são abordados por vários personagens, o que nos oferece um leque de informações que nos é indispensável para a compreensão dos fatos que estão ocorrendo. A forma como os acontecimentos estão interligados é algo que torna essa leitura magnifica, além de enriquece-la com a dose certa de adrenalina e emoção nas quantidades certas.
 Com certeza a reviravolta que sucede-se, é um dos pontos mais marcantes desse livro, mesmo que sejamos introduzidos já no mundo após os acontecimentos, a história consegue tornar-se mais emocionante e cheia de reviravoltas que eu jamais esperaria que fossem acontecer, como o novo romance da Cassie, que eu fiquei estarrecido e ao mesmo tempo eufórico, torcendo para que desse certo.
 Logo que iniciei essa leitura achei os acontecimentos semelhantes aos narrados nos livros A Hospedeira (Stephenie Meyer)  e na saga Maze Runner, principalmente o 4° livro, Ordem de Extermínio (James Dashner), que retratam acontecimentos semelhantes ao que ocorre no livro A 5ª  Onda, mas isso não desmerece o livro em nada, por que o Rick Yancey soube como inovar nesse cenário e confesso que ele conseguiu sair-se muito bem com isso.

 Algo que me desapontou foi a possível perda de um personagem que eu tornei- me fã, pelo seu jeito de expressar-se, hora ele é uma pessoa, e noutra ele já é completamente diferente, surpreendendo-me com o seu espirito rebelde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário